Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

Artigos Científicos

Síndrome do Túnel do Carpo - informações aos pacientes

Síndrome do Túnel do Carpo - informações aos pacientes

Você tem formigamentos ou dormências nas mãos frequentemente? Você acorda no meio da noite por causa de dores nas mãos? Se a resposta for sim, você pode ter a síndrome do túnel do carpo.

Ela tem esse nome porque um nervo do nosso corpo (nervo mediano) é apertado por um ligamento no punho, região conhecida como túnel do carpo.

Ocorre com mais frequência nas mulheres depois dos 40 anos, mas pode ocorrer em gestantes e crianças também. Existem várias causas para o aparecimento da síndrome do túnel do carpo e, algumas vezes, pode estar relacionada a doenças dos rins, do coração, da glândula tireoide, ao diabetes e a diferentes tipos de reumatismos.

Alguns exames complementares podem ser necessários para a confirmação diagnóstica. O tratamento, na maioria das vezes, melhora os sintomas. Podem ser utilizadas talas noturnas ou uso limitado de medicamentos. Quando os sintomas são graves ou não melhoram, a cirurgia pode ser necessária para dar mais espaço para o nervo.

Por todos esses motivos, caso apresente os sintomas descritos, procure um ortopedista para ser submetido a exame clínico minucioso e exames complementares, se necessário. O tratamento deverá ser prescrito e controlado pelo médico.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional São Paulo

Mais Artigos


Eventos Científicos