Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

Artigos Científicos

Diagnósticos, Tratamentos e Prognósticos do Mieloma Múltiplo

Diagnósticos, Tratamentos e Prognósticos do Mieloma Múltiplo

A APM apoia a Campanha Março Borgonha, de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo, tipo de câncer desconhecido por grande parte da sociedade médica. Embora a prevalência seja maior em idosos, jovens também podem desenvolver a doença. Durante o mês, divulgaremos informações e entrevistas com especialistas em nossas mídias sociais. Acesse o site da campanha e acompanhe nossos canais!

Autores: Carolina Luzes Zito Salema e Claudemir de Carvalho

Resumo
Trata-se de uma revisão de literatura para a qual foram utilizados artigos científicos localizados nas principais bases de dados como: SciElo, Google Acadêmico e PubMed. Foram analisados artigos publicados a partir de 2007. Foram usados os unitermos: mieloma múltiplo, tumor de células linfoides, doenças onco-hematológicas. O Mieloma Múltiplo é um tumor maligno das células linfoides responsável por 1% dos óbitos por câncer em países ocidentais, além de estar em segundo lugar no ranking das doenças onco-hematológicas. mais comuns no mundo. A proliferação de linfócitos B neoplásicos produtores de imunoglobulinas anômolas provoca destruição óssea causada pela infiltração e multiplicação dos plasmócitos na medula óssea, além de anemia, insuficiência renal, hipercalcemia e imunodeficiência com infecções recorrentes. O diagnóstico baseia-se em exames laboratoriais, radiológicos e biópsia da medula óssea para identificação de plasmócitos atípicos. Os fatores prognósticos são determinados pelo sistema de Estadiamento de Durie e Salmon (DSS) que correlaciona exames laboratoriais e de imagem com a massa tumoral. Apesar do DSS ser o método padrão, o Internacional Staging System, é um estadiamento que se baseia nos valores de ß2-microglobulina e albumina sérica, que vem sendo mais utilizado, pois permite a melhor avaliação da sobrevida em cada estágio. Como para os outros tipos de cânceres conhecidos, o tratamento é dependente do diagnóstico e seu sucesso está relacionado com a precocidade da identificação do tumor.

Palavras-chave: Mieloma múltiplo. Tumor de células linfoides. Doenças onco-hematológicas.

Introdução
O Mieloma Múltiplo (MM) é um tumor maligno das células linfoides responsável por 1% dos óbitos por câncer em países ocidentais, além de estar em segundo lugar no ranking das doenças onco-hematológicas mais comuns no mundo, sendo superado apenas pelos linfomas. É o segundo câncer hematológico mais prevalente depois do linfoma não-Hodgkin, compondo 1% de todos os cânceres e representa aproximadamente 2% das mortes ocasionadas por câncer no mundo.

Confira a íntegra do artigo aqui.

Mais Artigos


Eventos Científicos