Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Atualização Médica

XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina

XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina

Data: 24/10/2019 até 27/10/2019

Horário: 08:00 até 18:00

Local: APM - Associação Paulista de Medicina

Cronograma de datas

24/10 – quinta-feira

20h - Palestra Inaugural: O Homem, o Médico e o Câncer, Fragmentos de uma História, com Dr. José Carlos do Valle (Academia Nacional de Medicina – RJ) e Coquetel.

 

25/10 – sexta-feira

8h às 18h – Palestras e Debates

20h às 22h – Solenidade de Abertura, Premiações e Palestra Magna: Hipócrates, a Tecnologia e o Rosto Humano na Medicina, com Dr. Nicolas Kastanos Hatzinicolis (Cos/Grécia) e Coquetel de Abertura.

 

26/10 – sábado

8h às 18h – Encontro das Academias de Medicina de SP e RS, Palestras e Debates

20h às 22h – Jantar dos Palestrantes - “Uma Noite Paulistana”.

 

27/10 - Domingo

9h às 12h – Visita aos Museus de História da Medicina da USP e Santa Casa de SP (contribuição R$ 10,00).

12h – Almoço de Confraternização, “Restaurante Bambu”, após as visitas aos museus.

Inscrições para Temas Livres e o Prêmio Carlos da Silva Lacaz até 26/08/2019  (regulamento no site)

Associados APM/SBHM/AMSP/AMRIGS - inscrições gratuitas

VAGAS LIMITADAS

Mensagem do Presidente do XXIV Congresso de História da Medicina

Com muito prazer e com muito carinho estamos engajados na organização do XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina, e a satisfação se amplia ainda mais porquanto ele retorna a São Paulo após 20 anos, e no mesmo local em que foi realizado o IV Congresso, que também tivemos a satisfação de organizar, a Associação Paulista de Medicina (APM). Aproveito para agradecer, nas pessoas de seu presidente Dr. José Luiz Gomes do Amaral e do diretor Cultural Dr. Guido Palomba, a todos da APM que estão atuando intensamente para fazer deste um grande e inesquecível evento.

O conhecimento da história da Medicina propicia a compreensão da profissão em sua totalidade, o lado ciência e o lado arte. Um Congresso de História da Medicina faz jorrar uma cascata de cultura e de humanismo, que são elementos vitais no arsenal do médico como verdadeiro artífice da cura nos moldes hipocráticos. A visão humanística é extremamente útil e importante ao médico e ao estudante de medicina, mormente hoje, em que se utiliza e se valoriza tanto a tecnologia. Saber utilizar os recursos humanísticos na prática médica é algo vital na arte de curar e através da história da medicina também se aprende isso.

A ocorrência conjunta do I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul é uma parceria muito bem-vinda e frutífera, não apenas pela afinidade de seus membros, mas também porque vem enriquecer o temário científico do evento. Estou certo de que os participantes irão adorar o Congresso, que é uma oportunidade que ocorre na cidade de São Paulo para médicos, estudantes, historiadores e outros profissionais se abeberarem em temas interessantes e úteis, que irão enriquecer suas trajetórias profissionais.

Exercer a Medicina sem conhecer sua história é o mesmo que lavrar a terra sem olhar para o céu, sem saber de onde vem a água que irriga o solo ou a luz que é a fonte da vida.

Sejam todos bem-vindos

Lybio Martire Junior
Presidente do Congresso



Valor Não associado: R$ 100,00

Associe-se

Patrocínio


Realização:

Apoio:

Eventos Científicos