Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Cultural

Cine Debate

Mensalmente, trazemos sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, atores, advogados e outros profissionais de diversas áreas envolvidas com os temas propostos, com a participação da plateia. Desde seu surgimento, em 1998, o Cine Debate é coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Ocorre às sextas-feiras, às 19h, com entrada franca.

 * Programação sujeita a alteração

10 de maio
DIO, COME TI AMO – ESP/ITA, 1966 – Drama/Musical/Romance. 107 min.

Dir.: Miguel Iglesias. Com: Gigliola Cinquetti, Mark Damon, Micaela Pignatelli.
Sinopse: Gigliola é uma jovem e humilde nadadora que concorre em uma competição na Espanha e acaba se apaixonando pelo noivo de sua melhor amiga. Mas quando eles vêm visitá-la na Itália, ela finge ser rica, com a cumplicidade dos pais.
Debate: Revelando minha verdadeira face
Debatedores:
Ezequiel José Gordon (neste ato representando o Dr. Wimer Bottura Júnior) - Médico Psiquiatra com formação em psicanálise, atuando em consultório e no Hospital Nove de Julho, onde coordena o Cinenove. Ex-auxiliar de ensino na disciplina de Psicologia Médica do 3º ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Bernardo Issler – Professor de Metodologia Científica da Faculdade Cásper Líbero, lecionou na Faculdade de Educação da USP e na Escola de Administração de Empresas (FGV), é autor do ensaio: O Sagrado e o Profano na TV Brasileira.
Maria Cristina de Carvalho Saraiva - Psicóloga clínica, educacional e orientação de pais desde 1986. Formação em Psicossomática e Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP-SP). Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC/SP. Artes Plásticas e Cênicas.

7 de junho
JUVENTUDE TRANSVIADA – EUA, 1955 – Drama. 111 min.
Dir.: Nicholas Ray. Com: Natalie Wood, James Dean, Sal Mineo.
Sinopse: Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente - o que justifica o termo "rebelde sem causa" do título original. Seus pais sempre mudam de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.
Debate: A superproteção e a rebeldia
Debatedores:
Catarina Vidal – Administradora e Psicóloga, com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela USP e Mestre pela UNIFESP. Atua nas áreas de Saúde Mental e Desenvolvimento de Competências Comportamentais, atendendo jovens, adultos e famílias em seu consultório. Coach pelo Instituto Erickson College. Sócia-Diretora do Instituto Pensament – Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, desde 2001.
Miguel Forlin – Crítico de cinema e Professor. Escreve no Estado da Arte, plataforma digital do Estadão. Colabora regularmente no jornal Gazeta do Povo. É Consultor na Jovem Pan e foi membro do júri da crítica da 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

19 de julho
ACONTECEU NAQUELA NOITE - EUA, 1934 – Comédia/Romance. 105 min.
Dir.: Frank Capra. Com: Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly.
Sinopse: Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.
Debate: A imprevisibilidade da paixão

9 de agosto
JULIETA - ESP, 2016 – Drama. 99 min.
Dir.: Pedro Almodóvar. Com: Emma Suárez, Adriana Ugarte, Darío Grandinetti.
Sinopse: Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.
Debate: Encarando a realidade

13 de setembro
O AMANHÃ É ETERNO - EUA, 1946 – Drama/Romance. 104 min.
Dir.: Irving Pichel. Com: Caludette Cobert, Orson Welles, George Brent.
Sinopse: Entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da segunda, Elizabeth e John dizem adeus quando John vai para combate. Quando a guerra termina, Elizabeth recebe um telegrama dizendo que John foi morto em ação. Ela encontra conforto em Larry e eles se casam. Entretanto, John não tinha morrido e retorna 20 anos depois, desfigurado, com uma nova identidade.
Debate: A dor em buscar amor do passado

11 de outubro
TARDE DEMAIS PARA ESQUECER – EUA, 1957 – Romance/Drama. 115min.
Dir.: Leo McCarey Com: Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning.
Sinopse: Nickie Ferrante (Cary Grant) e Terry McKay (Deborah Kerr) conhecem-se em um transatlântico e se apaixonam perdidamente. Comprometidos com outras pessoas, eles combinam de se encontrar no Empire State Building, onde o incrível destino entra em ação para marcar suas vidas para sempre.
Debate: A importância do desencontro

8 de novembro
AGNUS DEI – FRA/POL, 2016 – Drama. 115 min.
Dir.: Anne Fontaine. Com: Lou de Laâge, Vincent Macaigne, Agata Buzek.
Sinopse: Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde (Lou de Laâge) descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.
Debate: Histórias sobre mulheres

6 de dezembro
AMAR FOI MINHA RUÍNA – EUA, 1945 – Drama. 110min.
Dir.: John M. Stahl Com: Gene Tierney, Hugh Maguire, Mae Marsh.
Sinopse: Ellen Harland (Gene Tierney) estava noiva de Russell Quinton (Vincent Price), um influente político, quando se apaixona pelo jovem Richard (Cornel Wilde). Ellen o seduz e logo os dois se casam. Richard acaba descobrindo, pela mãe e irmã de Ellen, que a bela mulher carrega consigo um egoísmo que já arruinou a vida de outras pessoas.
Debate: O egoísmo e a falta de amor

Cine Debate

Por motivo de segurança e comodidade, solicitamos atenção para o horário de entrada no auditório, até às 19h, já que não é permitida a entrada após o início do filme.

Informações e reservas: (11) 3188-4303/ 4302 – das 8h30 às 17h30 e (11) 3188-4304 – das 10h às 19h ou eventosculturais@apm.org.br

Local: Auditório da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 9º andar | Bela Vista - São Paulo/SP

Estacionamento com acesso direto ao prédio da APM:
Multipark (Edifício Dr. Florisval Meinão) - Rua Francisca Miquelina67 

Agende-se

Cobertura das Últimas Edições


Patrocínio


Apoio:

Eventos Científicos