Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Cultural

Cine Debate

Mensalmente, trazemos sessões de filmes com temas relacionados ao cotidiano. Após as exibições, os assuntos são analisados por especialistas como psicanalistas, jornalistas, cineastas, psicólogos, roteiristas, atores, advogados e outros profissionais de diversas áreas envolvidas com os temas propostos, com a participação da plateia. Desde seu surgimento, em 1998, o Cine Debate é coordenado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior. Ocorre às sextas-feiras, às 19h, com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO 2019*

13 de setembro
O AMANHÃ É ETERNO - EUA, 1946 – Drama/Romance. 104 min.
Dir.: Irving Pichel. Com: Caludette Cobert, Orson Welles, George Brent.
Sinopse: Entre o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da segunda, Elizabeth e John dizem adeus quando John vai para combate. Quando a guerra termina, Elizabeth recebe um telegrama dizendo que John foi morto em ação. Ela encontra conforto em Larry e eles se casam. Entretanto, John não tinha morrido e retorna 20 anos depois, desfigurado, com uma nova identidade.
Debate: A dor em buscar amor do passado
Debatedores:
Antonio Sérgio Pereira de Souza - Psiquiatra e psicoterapeuta. Professor convidado na disciplina de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Ezequiel Gordon - Médico psiquiatra com formação em psicanálise, atuando em consultório e no Hospital Nove de Julho, onde coordena o Cinenove. Ex-auxiliar de ensino na disciplina de Psicologia Médica do 3º ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

11 de outubro
TARDE DEMAIS PARA ESQUECER – EUA, 1957 – Romance/Drama. 115min.
Dir.: Leo McCarey Com: Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning.
Sinopse: Nickie Ferrante (Cary Grant) e Terry McKay (Deborah Kerr) conhecem-se em um transatlântico e se apaixonam perdidamente. Comprometidos com outras pessoas, eles combinam de se encontrar no Empire State Building, onde o incrível destino entra em ação para marcar suas vidas para sempre.
Debate: A importância do desencontro

8 de novembro
AGNUS DEI – FRA/POL, 2016 – Drama. 115 min.
Dir.: Anne Fontaine. Com: Lou de Laâge, Vincent Macaigne, Agata Buzek.
Sinopse: Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde (Lou de Laâge) descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.
Debate: Histórias sobre mulheres

6 de dezembro
AMAR FOI MINHA RUÍNA – EUA, 1945 – Drama. 110min.
Dir.: John M. Stahl Com: Gene Tierney, Hugh Maguire, Mae Marsh.
Sinopse: Ellen Harland (Gene Tierney) estava noiva de Russell Quinton (Vincent Price), um influente político, quando se apaixona pelo jovem Richard (Cornel Wilde). Ellen o seduz e logo os dois se casam. Richard acaba descobrindo, pela mãe e irmã de Ellen, que a bela mulher carrega consigo um egoísmo que já arruinou a vida de outras pessoas.
Debate: O egoísmo e a falta de amor

*Sujeita a alterações

Cine Debate

Por motivo de segurança e comodidade, solicitamos atenção para o horário de entrada no auditório, até às 19h, já que não é permitida a entrada após o início do filme.

Informações e reservas: (11) 3188-4303/ 4302 – das 8h30 às 17h30 e (11) 3188-4304 – das 10h às 19h ou eventosculturais@apm.org.br

Local: Auditório da Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 9º andar | Bela Vista - São Paulo/SP

Estacionamento com acesso direto ao prédio da APM:
Multipark (Edifício Dr. Florisval Meinão) - Rua Francisca Miquelina67 

Agende-se

Cobertura das Últimas Edições


Patrocínio


Apoio:

Eventos Científicos