Cultural

Musica em Pauta

Música em Pauta traz, no auditório da APM, concertos esporádicos de música erudita e instrumental com os melhores nomes da música nacional e internacional. O projeto faz parte da agenda cultural da cidade de São Paulo.

Desde 2000, já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais, como Gilberto Tinetti, Watson Clis, Celine Imbert, Elisa Fukuda, Ilton Wjuniski, Trio Images, Li Wang (do Canadá), Paulo Gori, Antonio Carrasqueira, o duo pianístico formado pelas russas Olga Kiun e Ana Yarovaia; Carmem Monarcha, Heloisa Amaral, Banda Mantiqueira, Carlos Malta, Proveta Trio e Eudóxia de Barros.

PROGRAMAÇÃO 2019

28 de agosto, às 20h30 - ENSEMBLE CHORO ERUDITO
O trio criado pelo vibrafonista Ricardo Valverde, em 2017, abre a temporada de shows na Associação Paulista de Medicina. O grupo ainda conta com o talento do contrabaixista Marcos Paiva e da violinista Wanessa Dourado. Mesclando o choro com a música erudita, o trio apresenta releituras de clássicos de compositores como Pixinguinha, Heitor Villa Lobos e Camargo Guarnieri, entre outros.

Espetáculo que promete emocionar o público de todas as idades. No intuito de apresentar um repertório que expresse a diversidade brasileira, o grupo aproxima erudito e popular ao conectar choro a música instrumental. O elo entre os universos musicais, aparentemente distantes, é a maior característica do trio.

Ricardo Valverde
Ricardo Valverde é músico, vibrafonista e percussionista, compositor, estudioso de ritmos brasileiros e artista-educador. Idealizador do grupo Ensemble Choro Erudito, percorreu em 2019, 5 cidades do estado de Minas Gerais realizando shows e oficinas.

Marcos Paiva
Marcos Paiva iniciou sua carreira solo em 2007 com o lançamento dos CDs São Mateus, (Marcos Paiva Sexteto – MP6) e Regra de Três, ao lado de Lupa Santiago e Bob Waytt. Desde então, vem se destacando no cenário musical brasileiro e chamando a atenção dos críticos e do público, traçando um caminho próprio e com muita identidade.

Wanessa Dourado
Wanessa Dourado é integrante da Orquestra Sinfônica de Santo André e teve uma formação erudita sob a orientação da professora Elisa Fukuda, referência do violino erudito no Brasil e classificada em 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo em Abril de 2018.

Algumas peças do programa

1. Brejeiro - Ernesto Nazareth (1863-1934)
  2. Ameno Resedá – Ernesto Nazareth (1863-1934)
  3. Velha Modinha – Lorenzo Fernandez (1897–1948)
  4. Dança Eslava Opus 72 nº10 – Anton Dvorak (1841–1904)
  5. O Trenzinho do Caipira - Villa Lobos (1887-1959)

25 de setembro, às 20h30 - CARMEM MONARCHA
O tradicional evento cultural da APM recebe a soprano brasileira de fama internacional no próximo mês de setembro.

CARMEN MONARCHA, acompanhada do pianista DANIEL GONÇALVES
Recital “Minha Voz, Minha Vida“ da aclamada soprano brasileira, que celebra 20 anos de carreira. Os artistas, reconhecidos internacionalmente, vêm prestigiar o grande público com clássicos de compositores célebres.

Imperdível!

CARMEN MONARCHA
Soprano brasileira de fama internacional, formada em Solo Singing Performance no Conservatorium Van Hooge School Masstricht - Holanda com aperfeiçoamento na Áustria e Alemanha. Há 15 anos, Carmem Monarcha representa o Brasil ao lado do maestro André Rieu e sua Johann Strauss Orchestra, em turnês mundiais que já percorreram mais de 70 países.

No Brasil foi vencedora de vários concursos em canto lírico.

Considerada uma das principais representantes do estilo crossover no Brasil e no mundo.

DANIEL GONÇALVES
Premiado pianista de destaque nacional e internacional é mestre em correpetição pelo Royal Conservatoire da Escócia. É correpetidor na Escola Municipal de Música e do Ópera Studio no Theatro Municipal de São Paulo. É também pianista do coro acadêmico juvenil da OSESP.

Algumas músicas do Recital – “MINHA VOZ, MINHA VIDA”

1. Summertime, George Gershwin (1898-1937)
  2. O mio Babbino Caro, Giacomo Puccini (1858-1924)
  3. Vilja, Franz Lehár (1870-1948)