Assine aqui para receber
nosso Informe institucional

Notícias

MARCOS DA MEDICINA

05/11/2020 - Fazendo História

A REVISTA DA APM segue relembran - do os 90 fatos mais marcantes de toda a história da Medicina. É fato que a humanidade não seria a mesma sem os tantos avanços que contribuíram para maior qualidade de vida e promoção de saúde em todo o Planeta. Nesta edição, relembramos algumas das principais descobertas científicas que contribu - íram para a elaboração de técnicas, vacinas e medicamentos extremamente eficazes e importantes para a manuten - ção do organismo dos seres humanos no início do século passado.

1. DESCOBERTA DA BACTÉRIA RICKETTSIA PROWAZEKII
Em 1916, Henrique de Rocha Lima ficou internacionalmente renomado após descobrir que a bactéria Rickttesia prowazekii era a causa - dora do tifo exantemático, doença altamente contagiosa transmitida através do piolho humano. Ao lado de Stanislas Von Prowazek, analisou os intestinos dos artrópodes presen - tes em soldados infectados e che - gou à conclusão final, evidenciando a distribuição da doença, além de sua epidemiologia e profilaxia.

2. FARMACOPEIA PAULISTA
No ano de 1917, foi publicada a pri - meira edição da Farmacopeia Pau - lista. Editada por uma comissão que respondia a Florentino Meira de Vas - concellos, professor da Faculdade de Farmácia de São Paulo, a publicação foi o primeiro compêndio do País, incluindo a discussão acerca do uso de extratos fluidos e suas principais técnicas de produção, ampliando a farmacêutica e servindo como uma espécie de manual da área.

3. GRIPE ESPANHOLA NO BRASIL
Em setembro de 1918, a gripe espa - nhola chega ao Brasil, inicialmente sem causar grandes repercussões. No entanto, através da rápida disseminação – só no estado de São Paulo já eram mais de 350 mil infecções, mais da metade da popu - lação local da época – logo a pan - demia passou a ser notificada. No total, estima-se que 35 mil pessoas tenham sido vítimas da doença no Brasil, entre elas, Rodrigues Alves, presidente eleito que faleceu antes de assumir o cargo.

4. PENICILINA
Em 1929, após tirar alguns dias de folga enquanto estudava a bactéria Staphylococcus aureus, causadora de infecções em feridas, o médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming analisou que, por falta de acondicionamento e supervisão, o material havia embolorado. Ao redor do fungo, que ele concluiu ser o Penicillium notatum, já não existia mais a atividade da bacté - ria, indicando que ela havia sido morta pelas substâncias liberadas por aquele bolor. Surge assim, por acaso, a penicilina.

5. CORAÇÃO ARTIFICIAL
Ao voltar para o Estados Unidos, após a Primeira Guerra Mundial, o médico Alexis Carrel dedicou seus estudos ao desenvolvimento de uma técnica que contribuía para a con - servação extracorpórea dos órgãos. No entanto, para dar certo, a expe - riência necessitava de uma contínua circulação de sangue para irrigá-los. Sendo assim, Carrel desenvolveu uma bomba de corrente sanguínea que ficou conhecida como o primei - ro coração artificial da história. 

6. VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA
Em 1930, o médico sul-africano Max Theiler esteve nos Estados Unidos enquanto estudava sobre a febre amarela. Após a análise em camundongos se mostrar ineficaz para o uso humano, o pesquisador cultivou o vírus em embriões de galinha e constatou que a fórmula obtida era imunizante e não trazia riscos para a saúde do homem. Entre 1937 a 1940, a vacina foi testada ao redor do Brasil, obtendo resultados satisfatórios.

7. RADIOIMUNOENSAIO
A estadunidense Rosalyn Yalow foi a responsável pelo desenvolvimento da técnica de radioimunoensaio (RIA). O procedimento, até hoje, é utilizado para analisar a eficiência de antibióticos e demais medicamen - tos, além de medir a concentração de insulina no sangue dos pacientes e servir como base de testagem para saber se há indícios de doenças como hepatite no sangue das pessoas analisadas.

8. ESTRUTURA DO DNA
A parceria entre os cientistas Francis Crick e James Watson permitiu que elaborassem o modelo de dupla hélice da molécula de DNA. No ano de 1953, eles construíam um modelo molecular que considerava o tamanho e a configuração espacial de nucleotídeos. Desta forma, após analisarem os resultados obtidos através de raio-X, concluíram que a estrutura do DNA é formada por duas cadeias paralelas envoltas de nucleotídeos em sequência.

9. PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Considerada uma das maiores revoluções sexuais da história e um dos principais símbolos da indepen - dência feminina, a pílula anticoncep - cional foi descoberta nos Estados Unidos, na década de 1960.

10. ALBERT SABIN E A POLIOMIELITE
O médico polonês Albert Sabin foi o responsável por praticamente erradi - car a poliomielite em todo o mundo. Utilizando um vírus atenuado da pó - lio em sua composição, a vacina oral – conhecida popularmente como “gotinha” – possuía componentes que ajudavam a prevenir a doença. A forma acessível e rápida de vaci - nação foi um sucesso e permitiu que diversas crianças ao redor de todo planeta conseguissem se imunizar.

Eventos Científicos



Valor das Consultas

Saiba qual o valor real de sua consulta com a calculadora criada pela APM