Últimas notícias

29/05/2020 - Covid-19: APM disponibiliza seção científica em seu hotsite sobre a doença

Seguindo com a atuação constante no que se refere à divulgação de informações acerca da Covid-19 e a situação no Brasil e no mundo, a Associação Paulista de Medicina adicionou à sua plataforma que trata exclusivamente da pandemia uma área científica, em que publica artigos, orientações, recomendações e diretrizes de associações médicas, pesquisadores, autoridades governamentais e demais órgãos responsáveis pelo olhar técnico sobre o novo coronavírus. Acesse clicando aqui.

Um dos exemplos dos materiais disponíveis na seção: “Intervenção com cloroquina/hidroxicloroquina com ou sem azitromicina para Covid-19 (Sars-Cov-2): sinopse baseada em evidências”, estudo realizado pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, pelo diretor Científico, Álvaro Nagib Atallah, e pelos pesquisadores da Unifesp Maria Eduarda dos Santos Puga e Osmar Clayton Person.

Também é possível encontrar o artigo “Evidências de revisões sistemáticas Cochrane para o controle da disseminação da infecção pela Covid-19”, assinado por um grupo de 10 pesquisadores. O material é uma antecipação da Revista Diagnóstico & Tratamento, publicação científica mantida pela APM.

Estão por lá, ainda, orientações do Ministério da Saúde sobre o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19; esclarecimentos da Sociedade Brasileira de Infectologia acerca do uso da cloroquina; diretrizes para o tratamento farmacológico da doença em um consenso entre Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; entre outros.

Comunicações sobre EPIs

A plataforma onde a seção científica foi adicionada está no ar desde o início de abril com um canal de comunicação de faltas de equipamentos de proteção individual (EPIs) em hospitais. Conforme divulgado anteriormente, a Defesa Profissional da APM tem encaminhado as informações recebidas às Secretarias de Saúde municipais e estaduais em busca de soluções com as unidades.

Os próprios hospitais, em contato com a Associação, confirmaram a comunicação dos órgãos oficiais para tratar das informações repassadas pelos médicos. As contribuições abrangem a capital, o litoral e o interior de São Paulo e mesmo outros estados. Elas poderão ser realizadas durante todo o período de pandemia.

O portal dedicado à Covid-19 ainda tem outras funcionalidades. Além da atualização diária de números mundiais, nacionais e estaduais, o site é alimentado com recomendações jurídicas preparadas pela APM, que visa empoderar os médicos com informações legais para guiar a sua

atuação neste momento de crise. Na plataforma, também é possível encontrar links úteis e outras recomendações.