ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/04/2020 - Receita Federal adia declaração do IR e pagamento de impostos

Foto: Gustavo Garcia/G1

Na última quarta-feira (1), o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) será adiado por 60 dias. Desta forma, o prazo que antes se encerrava em 30 de abril foi prorrogado para 30 de junho.

No dia 30 de março, foi divulgado um balanço pela Receita que mostrava que até o momento cerca de 25% de declarações haviam sido recebidas pelo órgão, em um total de 8,1 milhões. O Governo Federal espera que 32 milhões de contribuintes realizem a declaração em 2020.

Além disso, as contribuições de PIS/Pasep, Cofins e Previdência Social também foram adiadas e o pagamento deve ocorrer entre os meses de agosto e outubro. Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Tostes informou que o adiamento destes pagamentos simboliza um valor estimado em R$ 80 bilhões.

O adiamento dos prazos acontece em função do avanço da pandemia de coronavírus ao redor do Brasil e do mundo. De acordo com os representantes, todos os impactos econômicos serão avaliados.