08/04/2020 - Sangue Verde e Amarelo: APM apoia campanha de doação

Começou na última terça-feira, 7 de abril, a campanha de doação “Sangue Verde e Amarelo”, que recebe, até o dia 9, mais de mil doadores (pré-cadastrados para evitar aglomerações) na Arena Corinthians, em Itaquera (SP), onde foi montada estrutura de coleta de sangue.

O intuito é manter os estoques de bancos de sangue abastecidos durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e as próximas datas e estádios a receberem a ação serão anunciados posteriormente.

A iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – que ocorre em mobilização dos serviços de hemoterapia de todo o Brasil – tem parceria da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), da MTM Tecnologia e da Associação Paulista de Medicina (APM). Também apoiam o projeto as Associações Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e de Talassemia (Abrasta).

A campanha lembra que, durante este momento crítico, existem pessoas que precisam continuar ou iniciar o tratamento de condições graves de saúde, como vítimas de acidentes, portadores de anemia falciforme e talassemias, sem esquecer daqueles que necessitam de quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Tratamentos que podem levar à diminuição das células do sangue.

Aplicativo

Visando incentivar e facilitar a doação voluntária de sangue, os organizadores disponibilizaram o aplicativo “Sangue Verde e Amarelo” – já on-line na Play Store e na App Store. Neste ambiente, é possível agendar a sua doação para comparecer ao local e horário definidos com segurança e praticidade.

A Associação Paulista de Medicina foi responsável por intermediar a construção da aplicação. Com a solicitação de apoio da ABHH, o diretor de Tecnologia da Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo, buscou uma start up que pudesse desenvolver o projeto tecnológico. A MTM foi a responsável por essa fase.

“A Associação, então, disponibilizou o ambiente em nuvem para hospedar o aplicativo. Tudo o que for rodar dentro do app desenvolvido pela MTM estará nesse local”, detalha o diretor da APM.

Quem pode doar?

Para doar sangue você deve:

· Portar documento oficial com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

· Ter entre 18 e 40 anos de idade;

· Pesar acima de 50 quilos;

· Estar em boas condições de saúde;

· Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas nas horas que antecedem a doação).

Qual o intervalo entre as doações?

· Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;

· Mulheres podem doar a cada três meses; até no máximo três vezes no período de 12 meses.

Para doar sangue você não deve:

· Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, práticas de sexo não seguro ou vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de HIV ou Hepatite);

· Ter febre, tosse, dor de garganta ou contato com pessoas com esses sintomas.